Usar dois monitores pode ser muito útil, especialmente no ambiente de trabalho. Alguns aplicativos, como o Luna Display ou o Duet Display, já oferecem essa solução para os usuários de produtos da Apple — mas estava faltando uma ferramenta nativa que possa fazer isso. Bem, ao que parece, isso será um dos destaques na próxima grande atualização do macOS.

De acordo com o 9to5Mac, a Maçã vem trabalhando em uma maneira de trazer esse recurso embutido no macOS 10.15. A grande vantagem disso é poder manter as configurações da placa gráfica original — como todos sabem, a qualidade de imagem e das telas da companhia são um dos grandes atrativos de seus produtos

Chamado internamente de “Sidecar”, permite transferir uma janela do aplicativo por meio de um botão verde para maximizar o conteúdo em um monitor conectado ao Mac ou até mesmo para um iPad. O menu deve trazer opções para visualizar a “segunda tela” cheia, lado a lado ou de forma alternada.

Quem tiver um iPad com suporte ao Apple Pencil poderá usar o acessório de forma complementar no display sobressalente — o que pode ser muito interessante no fluxo de trabalho, de forma parecida com uma mesa de digitalização Wacom. Finalmente, a novidade também teria opções para permite às janelas serem encaixadas de um lado da tela, de maneira semelhante como já pode ser feita no Windows.

O macOS 10.15 deve ser lançado na conferência para desenvolvedores Worldwide Developers Conference (WWDC) 2019, entre os dias 3 e 7 de junho.